terça-feira, 1 de novembro de 2011

Livro: Mimi Bluette - flor do meu jardim / Autor: Guido da Verona


1- "... o dinheiro é a poesia da vida."

2- "... para gozar as delícias da vida, é preciso deixar o ideal à porta da rua."

3- "... uma mulher verdadeiramente apaixonada é a mais embriagadora força do infinito."

4- "O que é preciso é ser-se feliz... Isso é que importa!... O resto não passa duma farça."

5- "Não se é obrigado a saber a razão das suas próprias ideias."

6- "... entre todas as ilusões da terra, uma só é verdadeira, uma só consegue embriagar maravilhosamente a nossa alma: é quando duas criaturas se amam, e que o resto se torna apagado e sem cor como se o sol já o não tocasse."

7- "Os caminhos andam, são o declive do sepulcro, a paragem do caminho que não existe; declinam como as horas do dia; convergem todas para o deserto, lá longe, para a terra louca onde, entre os furacões do sol, com o iracundo vento nômada, o sepulcro caminha."

8- "As almas límpidas e honestas têm sempre a força para vencer um pesadelo."

9- "A felicidade é a única coisa a recear na vida. Quanto à infelicidade, que importa?... é o que acontece todos os dias... A gente habitua-se e não se rala! Mas amar o que se ama é um luxo que certos homens não deveriam permitir-se..."

10- "Os caminhos andam; são o declive do sepulcro, a cor da alma que se distancia, a meta dum ideal que não existe... Os caminhos são o pó do Tempo; - nada mais. O pó duma distância que nunca começou, que não acabará nunca... Nada mais."

11- "Como a beleza consiste na maneira de se contemplar ao espelho, o homem que imaginou o primeiro instituto de beleza foi, com certeza, um grande ironista."

12- "Quando a gente chega ao cume da mais alta fortuna, a maior alegria consiste em voltarmos aos nossos princípios. E, como somos absurdos, se a vida por ventura nos reconduz à humildade passada, o bem perdido assume aos nossos olhos uma longínqua cor de felicidade."

13- "Há momentos em que uma mulher vale mais do que um soldado."

14- "... creio que os nossos melhores amigos são os que o desconhecido e o acaso nos oferecem."

15- "A vida é muito forte, tão forte que se pode viver mesmo sem coração."

16- "Não acrediteis no amor lógico, no amor a que lhe falta loucura, nem naquele que vê nascer os próprios rebentos como fios de erva tenra nos sulcos de uma sementeira. Esse é uma flor de estufa, perfeito, mas sem perfume.
        Não acrediteis no amor lento, no amor casto, no amor que se doba como um novêlo, que se enreda como meada, que gira em torno de si mesmo como um ratinho à roda da própria cauda. Isso é o que os literatos teimam em chamar psicologia.
        Não  acrediteis nos romances de amor que gastam trezentas páginas para levar ao leito os seus protagonistas, e menos ainda, nos escritos pudibundos que têm o bom costume de os não levar até lá.
        Não acrediteis nas mulheres extraordinárias, que se divertem a parecer complicadas como um teorema de Pitágoras, nem nas terrivelmente fastidiosas que constantemente se dão supondo que se tornaram um segunda Madame Bovary. São certamente mulheres a quem agrada fazer perder tempo.
        E não acrediteis nos amantes que possuem teorias sobre o amor nem nos que, em diários secretos, vão registrando as intempéries do próprio espírito, como oscilações barométricas; não acrediteis no amor paciente, no amor que resiste, no amor que não pode nascer numa noite; não acrediteis, peço-vos, nas análises químicas do sentimento nem nas frias hipocrisias dos amantes que usam o ideal como um cinto de castidade.
        Porque tudo isto tem, talvez, música, mas não é poesia.
        Só o que a vida faz nascer em vós, como uma rosa na primavera e vos transforma naturalmente todo o ser em perfume, quando para vós e em vós, turbilhona voluptuosamente o infinito, é que é, no amor dos homens, verdadeiramente poesia."

Imagem: http://www.paperbackswap.com/Mimi-Bluette/book/2864181843/