sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Livro: A Fina Arte de Lidar com Pessoas / Autor: Ivan Maia

1- "Nenhum ser humano é inútil, pois em último caso ele serve de mau exemplo."

2- "Elogios são para fazer em público, repreensões em particular."

3- "Um grande segredo de lidar com pessoas, e alterar seus destinos produtivamente é usar essa ferramenta: sempre que você repreender alguém, e a pessoa mudar o comportamento para melhor, mesmo que só um pouco, elogie o novo progresso... Esse tipo de palavra produz alegria que permite à alma respirar aliviada. Agindo assim você planta pequeninas sementes, e quando percebe, anos depois, nasceram imensas sequóias."

4- "Tudo o que falamos tende a se concretizar, por isso as pessoas sempre são aquilo que dizemos que são. Isso se aplica a filhos, empregados, sócios, amigos e circunstâncias variadas."

5- "Não alardeie seus sucessos, apenas comemore-os com alegria. Em público, prefira falar sobre as vitórias e conquistas dos outros."

6- "Quando for ensinar algo, pedir algo, transmitir uma informação ou contar algo, leve em conta o seguinte: algumas pessoas só entenderão se você desenhar, para outras você terá que falar pausadamente e caprichar na riqueza de detalhes, e outras só entenderão se você fizer uma vez com elas ou deixar que elas façam ao seu lado. Mas se você desenvolver a habilidade de despertar emoções ao falar, conseguirá entender e ser entendido por todas elas."

7- "Se você vai repreender alguém por uum erro, e no passado você já errou naquele mesmo ponto, comece dizendo o fato, e conte como conseguiu mudar. Se nunca errou naquele ponto, busque na memória um ponto onde tenha errado e use o mesmo processo. Quando usamos pequenas palavras de humilhação de nós mesmos, percebemos como as outras pessoas mudam sua forma de agir e pensar em relação a nós."

8- "Quando for dar uma ordem experimente colocar em forma de pergunta. Seja uma pessoa eficaz no trato com subordinados, filhos ou outras pessoas. E se você for um líder, seja capaz ao invés de capataz."

9- "Os maiores líderes da história conheciam e dominavam essa ferramenta: eles sempre encontravam tempo para se interessar pelas outras pessoas."

10- "Sempre que perceber que uma nuvem de discussão está se formando, retire-se do cenário, pois nada de bom pode advir do fato de ficar."

11- "O grande segredo é jamais falar quando se está nervoso, ou no momento em que o fato acontece. Enquanto não perceber que a fagulha emocional negativa não se apagou permaneça em silêncio sobre o fato. Aguarde o esfriamento mental, que produz lucidez. Quando falar seja franco e austero se desejar ou se a situação exigir, mas sempre usando a delicadeza ou a diplomacia. Fazendo isso você jamais se arrependerá, pois além de não abrir feridas que não poderão ser curadas, os resultados serão amplos e positivos."

12- "Incentive as pessoas a falarem sobre os assuntos que são importantes para elas. Se em alguma ocasião um determinado assunto realmente o incomodar ou não interessar, diga isso de forma educada, gentil e sincera, mas uma única vez e sempre acompanhado de um "sinto muito". Logo a seguir mude de assunto e se abra para ouvir novamente. A outra pessoa, além de não se magoar ou ressentir, permanece aberta ao convívio futuro com você."

13- "As palavras se tornam pensamentos, que se tornam sentimentos, que criam resultados."

14- "Como pessoa, dia-a-dia você se torna aquilo que diz; e como pai, mãe, professor e líder você torna as pessoas aquilo que diz sobre elas e para elas."

15- "O sorriso é a maior arma que existe. Ele beneficia quem o recebe, mas não tanto quanto o faz para quem o dá. Ele abre portas e amolece até os mais duros, suaviza ambientes e muda a cor do dia. Uma das maiores e mais importantes descobertas da psicologia moderna foi a de que a ação vem antes da sensação."

16- "Cada vez que você fala com alguém, uma entre duas coisas acontece: ou a pessoa fica a seu favor ou totalmente contra você. O nosso tom de voz é o piloto que dirige as outras pessoas, nunca pela razão, sempre pela emoção. Sendo assim, como falar é muito mais importante do que o que falar, sempre que for dizer algo pergunte-se primeiro como gostaria que alguém te dissesse aquilo. É uma ferramenta que jamais falha."

17- "Quando for sua vez de falar use essas regras:
  • jamais fale o tempo todo;
  • cuidado para não falar somente sobre o que você gosta;
  • jamais demonstre ser entendido em algum assunto (ou em todos);
  • aprenda primeiro a ouvir e depois a escutar realmente.
      Quando uma pessoa estiver falando com você:
  • jamais interrompa;
  • jamais bloqueie (seja com gestos ou expressões faciais);
  • jamais demonstre ansiedade, jamais interrompa o fluxo da comunicação."
Imagem: http://www.ivanmaia.com.br/?p=87