segunda-feira, 12 de março de 2012

Parábola do Joio / Autor: Mateus, XIII; 24-30

     “O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Porém, quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe:
     -Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Pois donde vem o joio?
     Respondeu-lhes:
     -Homem inimigo é quem fez isso.

     Os servos continuaram:
     -Queres, então, que vamos arrancá-lo?
     -Não, respondeu ele; para que não suceda, que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio e ataio em feixes para os queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro."
     O sentido da parábola é este:
     "O joio está para o trigo, assim como o juízo humano está para as manifestações superiores.Uma doutrina, por mais clara e pura que seja, no mesmo momento em que é concedida ao homem, suscita inimigos que a trucidam, interesseiros e interessados em manter a ignorância que a desvirtuam, revestindo-a de falsas interpretações e desnaturando completamente sua essência puríssima! São como o joio, que amesquinha, transforma, envenena e até mata o trigo! Este joio já agora de milênios, e que começou a surgir por ocasião da semeadura do bom trigo, nasceu, cresceu, abafou a bendita semente porque, segundo diz a parábola, quando o Cristo falou, os homens não lhe deram atenção, mas dormiram, deixando de prestar o necessário raciocínio às suas palavras redentoras! E como depois, pela mescla da Palavra do Cristo com as exterioridades com que à revestiram, se fizesse confusão idêntica à do joio e do trigo, logo após nascerem, o Senhor deliberou esperar a ceifa, quer dizer, o fim dos tempos, que deveria apresentar o produto da sua Palavra e os resultados das religiões sacerdotais, com as suas pompas, para que os ceifeiros ficassem encarregados de Queimar o “joio” e recolher o “trigo” ao celeiro."

Imagem: http://veinsofmercury.deviantart.com/art/The-Wheat-And-The-Tares-269362160?q=boost%3Apopular%20wheat%20and%20tares&qo=0