domingo, 9 de setembro de 2012

Livro: O Livro dos Espíritos / Autor: Allan Kardec

1- "O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro."

2- "Ao passo que o homem superficial não vê numa flor mais do que uma forma elegante , o sábio descobre nela tesouros para o pensamento."

3- "O primeiro indício da falta de bom-senso está em crer alguém infalível o seu juízo."

4- "A inteligência de Deus se revela em Suas obras como a de um pintor no seu quadro, mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou."

5- "Ele (nossa maneira de pensar) confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que engenhosa máquina fosse parte integrante do mecânico que a imaginou."

6- "Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa."

7- "Tudo é solidário na natureza."

8- "Teu espírito é tudo; teu corpo é simples veste que apodrece."

9- "Quando o Espírito está vivamente preocupado com uma coisa, o corpo nada sente, nada vê e nada ouve."

10- "Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho."

11- "Cada um é recompensado de acordo com as suas obras, com o bem que intentou fazer e com a retidão de suas intenções."

12- "... muitos há que creem ter sido a luz feita exclusivamente para eles."

13- "A verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado."

14- "Toda ocupação útil é trabalho."

15- "Imprevidente não é a Natureza, é o homem, que não sabe regrar o seu viver."

16- "Para todos há lugar ao Sol, mas com a condição de que cada um ocupe o seu e não o dos outros. A Natureza não pode ser responsável pelos defeitos da organização social, nem pelas consequências da ambição e do amor-próprio."

17- "Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba."

18- "Deus a uns deu a força, para protegerem o fraco e não para o escravizarem."

19- "Nem sempre o mais necessitado é o que pede. O temor de uma humilhação detém o verdadeiro pobre, que muitas vezes sofre sem se queixar. A esse é que o homem verdadeiramente humano sabe ir procurar, sem ostentação."

20- "Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados. A atração é a lei de amor para a matéria inorgânica."

21- "O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferrar aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro."

22- "A responsabilidade dos nossos atos é a consequência da realidade da vida futura."

23- "A crítica só tem valor quando o crítico é conhecedor daquilo de que fala. Zombar de uma coisa que se não conhece, que se não sondou com o escalpelo do observador consciencioso, não é criticar, é dar prova de leviandade e triste mostra de falta de critério."

24- "O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade, lei que se funda na certeza do futuro."

25- "Do futuro se pode, pois, julgar pelo passado."

Imagem: http://livrosespiritasmp3.blogspot.com.br/2010/03/o-livro-dos-espiritos.html