quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Adivinhas

1- "Não tem forma, não tem jeito
      Mas vê-se a longa distância
      Não tem boca não tem peito,
      Vence qualquer discordância."

2- "Uma dama muito branca, toda de branco vestida; quanto mais alegre está, mais chora de arrependida."

3- "Uma senhora delicada
      com a saia redondinha,
      ao dançar numa casa
      deixa-a muito asseadinha."

4- "Tenho casas sem ser bairro, no meu nome casa tenho, sem ser cão protejo o dono, que me usa se lhe convenho."

5- "Qual é o bicho que anda com patas?"

6- "Qual é o pássaro que em gaiola não se prende, só se prende quando se solta, por mais alto que ele voe, preso vai e preso volta?"

7- "Uma casa com doze meninas.
      cada uma com quatro quartos,
      todas elas usam meias,
      nenhuma rompe sapatos."

8- "Sem voz encanto quem me ouve;
      tenho leito e não durmo;
      e, com o tempo, corro sempre."

9- "Uma viúva presumida, toda de luto vestida, e de flores coroada, e do velho perseguida? Quando o velho a persegue, ela faz a retirada."

10- "Água sem do céu cair,
        nem da terra nascer
        e que se não pode beber."

Respostas:
1-amor; 2-vela; 3-vassoura; 4-casaco; 5-pato; 6-papagaio de papel; 7-relógio; 8-rio; 9-noite; 10-lágrima